Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire Mapas Mentais – Educação

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Mapa Mental sobre Pedagogia da Autonomia e Ética no Ensino de Paulo Freire

Mapa mental sobre a obra "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, destacando os princípios para ensinar com ética, pesquisa e respeito ao educando.

Transcrição do Mapa Mental sobre Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire

  • Ensinar exige estética e ética.
    A necessária promoção da ingenuidade à criticidade de não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética.
  • Ensinar exige criticidade.
    O professor como estimulador da curiosidade crítica.
  • Ensinar exige pesquisa.
    Buscar, inovar, instigar.
    “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.” (FREIRE, p.14)

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  • Ensinar exige respeito aos saberes do educando.
    Partir dos conhecimentos que o educando já têm, da realidade do meu aluno para que o conteúdo faça sentido a ele e leve à compreensão e consequentemente à aprendizagem.
  • Ensinar exige rigorosidade metódica.
    É importante que o docente não transforme o conteúdo em algo robotizado, tanto para si, quanto para o discente, um dos papéis do professor é ensinar a pensar.
  • “Não há docência sem discência.”
    “Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa.” (FREIRE, p.12)

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