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Mapa Mental sobre Pedagogia da Autonomia e Ética no Ensino de Paulo Freire

Transcrição do Mapa Mental sobre Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire
- Ensinar exige estética e ética.
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade de não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. - Ensinar exige criticidade.
O professor como estimulador da curiosidade crítica. - Ensinar exige pesquisa.
Buscar, inovar, instigar.
“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.” (FREIRE, p.14)
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- Ensinar exige respeito aos saberes do educando.
Partir dos conhecimentos que o educando já têm, da realidade do meu aluno para que o conteúdo faça sentido a ele e leve à compreensão e consequentemente à aprendizagem. - Ensinar exige rigorosidade metódica.
É importante que o docente não transforme o conteúdo em algo robotizado, tanto para si, quanto para o discente, um dos papéis do professor é ensinar a pensar. - “Não há docência sem discência.”
“Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa.” (FREIRE, p.12)