Lev Vygotsky Mapas Mentais – Educação

Advertisement

Mapa Mental sobre Lev Vygotsky: Psicologia Socio-Histórica e Desenvolvimento Humano

Mapa mental apresentando as principais ideias de Lev Vygotsky, sua teoria socio-histórica, papel da linguagem, interação social e funções psicológicas.

Transcrição do Mapa Mental sobre Lev Vygotsky (1896-1934)
Interacionista
Psicologia sócio-histórica
Indivíduo ativo e social
Troca e transformação
Atividade humana mediada pela linguagem

  • Indicativa
  • Egocêntrica
  • Formal

Continue lendo…

Desenvolvimento
Humanos ≠ Animais
Funções psicológicas superiores
Funções psicológicas elementares

  • Relações sociais
  • Mundo material
  • Cultura
    internalização
    Papel da escola
    Desenvolver o pensamento formal
    Pensamento
    Referência
    MELLO, Suely Amaral. A escola de Vygotsky – Capítulo V, p. 135-154. In: Introdução à psicologia da educação: seis abordagens/Kester Carrara (Organizador). São Paulo: Avercamp, 2004.

Compartilhe:

Mapa Mental sobre Vygotsky: Instrumentos, Linguagem e Níveis de Desenvolvimento

Advertisement
Mapa mental sobre Vygotsky abordando instrumentos, linguagem, signos, níveis de desenvolvimento real e potencial, e o papel social no desenvolvimento.

Transcrição do Mapa Mental sobre Vygotsky

Instrumentos: é considerado tudo aquilo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação.
Linguagem: é o sistema de signos mais importante para o homem, pois é por meio da linguagem que o homem expande sua capacidade, apresentando condições de realizar movimentos e reflexões entre o passado, o presente e o futuro.
Signos: tudo o que é utilizado para representar, evocar, tornar presente como, por exemplo, a palavra, o desenho, os símbolos etc.

Continue lendo…

Vygotsky não enfatiza o papel biológico no desenvolvimento. A maturação por si só já é um fator secundário no desenvolvimento.
Transformações no desenvolvimento são determinadas pelas condições sociais dentro e por meio das quais as atividades humanas ocorrem.
Nível de desenvolvimento real: aquele que já foi atingido plenamente pela criança, onde não há a necessidade de interferência de um adulto.
Nível de desenvolvimento potencial: aquele que a criança é capaz de desenvolver com a ajuda de um adulto ou outra criança mais desenvolvida.

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário