Mapa Mental sobre Lev Vygotsky: Psicologia Socio-Histórica e Desenvolvimento Humano

Transcrição do Mapa Mental sobre Lev Vygotsky (1896-1934)
Interacionista
Psicologia sócio-histórica
Indivíduo ativo e social
Troca e transformação
Atividade humana mediada pela linguagem
- Indicativa
- Egocêntrica
- Formal
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Desenvolvimento
Humanos ≠ Animais
Funções psicológicas superiores
Funções psicológicas elementares
- Relações sociais
- Mundo material
- Cultura
internalização
Papel da escola
Desenvolver o pensamento formal
Pensamento
Referência
MELLO, Suely Amaral. A escola de Vygotsky – Capítulo V, p. 135-154. In: Introdução à psicologia da educação: seis abordagens/Kester Carrara (Organizador). São Paulo: Avercamp, 2004.
Mapa Mental sobre Vygotsky: Instrumentos, Linguagem e Níveis de Desenvolvimento

Transcrição do Mapa Mental sobre Vygotsky
Instrumentos: é considerado tudo aquilo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação.
Linguagem: é o sistema de signos mais importante para o homem, pois é por meio da linguagem que o homem expande sua capacidade, apresentando condições de realizar movimentos e reflexões entre o passado, o presente e o futuro.
Signos: tudo o que é utilizado para representar, evocar, tornar presente como, por exemplo, a palavra, o desenho, os símbolos etc.
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Vygotsky não enfatiza o papel biológico no desenvolvimento. A maturação por si só já é um fator secundário no desenvolvimento.
Transformações no desenvolvimento são determinadas pelas condições sociais dentro e por meio das quais as atividades humanas ocorrem.
Nível de desenvolvimento real: aquele que já foi atingido plenamente pela criança, onde não há a necessidade de interferência de um adulto.
Nível de desenvolvimento potencial: aquele que a criança é capaz de desenvolver com a ajuda de um adulto ou outra criança mais desenvolvida.
Mapa Mental sobre Vygotsky e as Funções Psicológicas Superiores na Educação

Transcrição do Mapa Mental sobre Vygotsky
Processos psíquicos através das funções psicológicas superiores: Pensamento e Linguagem
Psicólogo russo, estudou sobre a origem do funcionamento das
FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES.
A partir deste estudo, pesquisou e desenvolveu vários outros conceitos que trouxeram contribuições para a Educação.
Ele estudou os planos genéticos, divididos em:
FILOGÊNESE
ONTOGÊNESE
SOCIOGÊNESE
MICROGÊNESE
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A APRENDIZAGEM PARA ELE SE DÁ COM A INTERAÇÃO DO SUJEITO E O MEIO.
Essa aprendizagem ocorre por uma
MEDIAÇÃO SEMIÓTICA
ou uma MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA.
AO NASCER O PENSAMENTO É DE UMA INTELIGÊNCIA PRÁTICA, PORÉM A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, O PENSAMENTO SE TORNA VERBAL.
Vygotsky estudou também sobre o
PENSAMENTO E LINGUAGEM,
e a relação que existe entre esses dois, e descobriu que o pensamento deixa de ser algo biológico quando entra em contato com o MEIO SOCIAL, e isto diferencia o homem dos outros seres.
Outro conceito bastante conhecido dele é a
ZDP
(Zona de Desenvolvimento Proximal) que conceituando significa ser a distância que existe entre:
ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL (aquilo que a criança já conhece)
ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL (aquilo que a criança tem potencial para aprender)