Jean Piaget e o Construtivismo Mapas Mentais – Educação

Advertisement

Mapa Mental sobre Construtivismo de Jean Piaget e Desenvolvimento do Pensamento

Mapa mental sobre a teoria do Construtivismo de Jean Piaget, abordando os estágios de evolução do pensamento e mecanismos piagetianos.

Transcrição do Mapa Mental sobre Jean Piaget e o Construtivismo

Estágios da Evolução do Pensamento:

  • Sensório-motor: entre 0 e 2 anos. Tudo se dá pela movimentação e sensação dada pelos mesmos.
  • Pré-operatório: entre 2 e 7 anos. Desenvolve sua capacidade simbólica.
  • Operatório concreto: entre 7 e 11 anos. A criança começa a pensar de forma lógica.
  • Operatório formal: dos 12 anos em diante. Vemos um adolescente que elabora e testa suas hipóteses.

Continue lendo…

Teoria sobre a origem do conhecimento que considera que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento.

Mecanismos Piagetianos:

  • Invariantes: representados pelas estruturas biológicas, sensoriais e neurológicas.
  • Variantes: representados pela unidade básica de pensamento, o conceito central da teoria de Piaget.

Construtivismo
Jean Piaget: pai da teoria.

Estágios de Desenvolvimento do Pensamento Humano:

  • Anomia: dos 0 aos 5 anos. Não se fala de moral.
  • Heteronomia: de 5 a 10 anos. Moral como sinônimo de regras.
  • Autonomia: 11 anos em diante. Momento em que se desenvolve a moral.

Baseada na epistemologia genética.

Para Piaget, a aprendizagem ocorre por:

  • Assimilação
  • Acomodação
  • Equilibração
  • Esquemas

Compartilhe:

Mapa Mental sobre Piaget: Estágios do Desenvolvimento e Conceitos Fundamentais

Advertisement
Mapa mental explicando as principais ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, incluindo assimilação, acomodação, equilibration e os quatro estágios do desenvolvimento.

Transcrição do Mapa Mental sobre Jean Piaget

Assimilação é a capacidade do sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, a estruturas já consolidadas pela criança
“A aprendizagem só ocorre quando o esquema de assimilação sofre acomodação”
Acomodação seria a tendência de ajustar um novo objeto e assim alterar esquemas de ação adquiridos. Ou seja adequar-se.

Continue lendo…

Depois de assimilar e acomodar os novos conhecimentos a criança chegará em um ponto de equilíbrio a chamada fase de equilibração.
Lembrando que para Piaget a criança constrói infinitamente suas estruturas cognitivas em busca de uma melhor adaptação ao meio
O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento do aluno.
Quatro estágios básicos do desenvolvimento.
1- estágio sensório motor- até os 2 anos
2- estágio pré-operacional- dos 2 aos 7 anos
3- estágio pós-operacional- dos 7 aos 11/12 anos
4- estágio das operações finais- após os 12 anos
Para Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção do seu conhecimento – construtivismo

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário