Mapa Mental sobre Avaliação Escolar e Reflexões de Cipriano Luckesi

Transcrição do Mapa Mental sobre Cipriano Luckesi
Avaliação na Educação Infantil e no Fundamental
Doutor em Educação, especialista em Avaliação, nascido na Bahia. Realizou sua pesquisa sobre a Avaliação Escolar, e definiu-a assim:
“A avaliação da aprendizagem é um ATO AMOROSO, pois deve ser acolhedora e inclusiva, e que integre, e que não seja apenas para julgamentos.”
Continue lendo…
Ele afirma que a prática escolar usualmente denominada de avaliação se constitui de provas, de exames, e isto tem pouco a ver com
O VERDADEIRO SENTIDO DE AVALIAR.
O ERRO, para ele, deve ser considerado como “fonte de virtude”.
Ele deve ser utilizado como algo CONSTRUTIVO, que colabora com a aprendizagem dos alunos. O resultado da avaliação deve ser analisado pelo professor para que ele possa fazer uma reflexão e um replanejamento do processo.
O PROFESSOR PRECISA SE DEDICAR MAIS EM BUSCAR FORMAÇÃO TÉCNICA PARA PODER EXERCER SEU OFÍCIO DE UMA FORMA COMPETENTE.
Desta forma, uma avaliação deste tipo, ele diz ser classificatória e excludente.
Que é aquela avaliação classificatória e seletiva.
ELE É CONTRA A “PEDAGOGIA DO EXAME”.
Para o autor, a avaliação não deve afastar o educador do educando, mas sim, ACOLHER E APROXIMAR.
A função diagnóstica da avaliação é um INSTRUMENTO AUXILIAR do processo de ensino e aprendizagem.