Cipriano Luckesi Mapas Mentais – Educação

Advertisement

Mapa Mental sobre Avaliação Escolar e Reflexões de Cipriano Luckesi

Mapa mental sobre as reflexões de Cipriano Luckesi acerca da avaliação na educação infantil e fundamental, abordando inclusão e acolhimento.

Transcrição do Mapa Mental sobre Cipriano Luckesi
Avaliação na Educação Infantil e no Fundamental

Doutor em Educação, especialista em Avaliação, nascido na Bahia. Realizou sua pesquisa sobre a Avaliação Escolar, e definiu-a assim:
“A avaliação da aprendizagem é um ATO AMOROSO, pois deve ser acolhedora e inclusiva, e que integre, e que não seja apenas para julgamentos.”

Continue lendo…

Ele afirma que a prática escolar usualmente denominada de avaliação se constitui de provas, de exames, e isto tem pouco a ver com
O VERDADEIRO SENTIDO DE AVALIAR.

O ERRO, para ele, deve ser considerado como “fonte de virtude”.
Ele deve ser utilizado como algo CONSTRUTIVO, que colabora com a aprendizagem dos alunos. O resultado da avaliação deve ser analisado pelo professor para que ele possa fazer uma reflexão e um replanejamento do processo.

O PROFESSOR PRECISA SE DEDICAR MAIS EM BUSCAR FORMAÇÃO TÉCNICA PARA PODER EXERCER SEU OFÍCIO DE UMA FORMA COMPETENTE.

Desta forma, uma avaliação deste tipo, ele diz ser classificatória e excludente.

Que é aquela avaliação classificatória e seletiva.
ELE É CONTRA A “PEDAGOGIA DO EXAME”.

Para o autor, a avaliação não deve afastar o educador do educando, mas sim, ACOLHER E APROXIMAR.

A função diagnóstica da avaliação é um INSTRUMENTO AUXILIAR do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário