Mapa Mental sobre Sedentarismo e Seus Impactos na Saúde
Transcrição do Mapa Mental sobre Sedentarismo
Diabetes
“Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.”
Uma das causas para ter a doença é o sedentarismo.
Para não desenvolver esse problema, é necessário manter uma prática regular de atividades físicas, além de uma alimentação balanceada.
Continue lendo…
Doenças Cardíacas
O sedentarismo, pela inatividade, não faz com que haja uma grande circulação de sangue, tanto que, ao ficar parado, problemas com o coração podem surgir, como a hipertensão.
A prática de exercícios cardiovasculares como a caminhada é um exemplo comum para evitar os problemas relacionados ao coração.
Osteoporose
“Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.”
Uma alimentação adequada e a prática de exercícios podem amenizar as chances da doença, pois a atividade vai fortalecer o sistema esquelético e irá trabalhar de forma coordenada com outros sistemas, como o muscular e o nervoso.
Obesidade
Outra doença que atinge muitos pela inércia é a obesidade, pois é muito comum alguém que não é regular em exercícios ter uma alimentação não saudável.
O sedentarismo faz com que as pessoas não se mexam com frequência, logo, elas não gastam energia, o que faz com que o organismo transforme esse acúmulo em gordura, causando a obesidade.
Impactos de uma rotina não sedentária:
01 – Melhora na qualidade de vida:
Praticar esporte, ter uma boa alimentação e não ficar parado são fatores que vão aumentar a qualidade de vida.
Fora isso, fazer atividades físicas, seu corpo vai responder melhor aos movimentos, aproveitando o tempo e o seu humor.
02 – Melhora na qualidade do sono:
Quando você se exercita ou gasta sua energia necessária, você terá o sono regulado e garantido conforme ele é definido. Com isso, você irá dormir melhor e sua insônia será reduzida.
03 – Melhora a saúde mental:
Movimentar o corpo mexe com o cérebro de regular o corpo, liberar endorfina e melhorar o humor em si. Fora isso, as atividades físicas, ou até mesmo caminhadas leves, ajudam no controle da ansiedade.
Dicas para sair do sedentarismo:
01 – Use escadas ao invés de elevador:
Ter um tempo para subir as escadas facilita a queima de calorias, além de ser uma prática que não demanda muito tempo de inércia.
02 – Faça caminhada:
Andar por um tempo já ajuda a sair da inércia, além de ser prazeroso e interessante. Você estará fazendo algo por gosto, para caminhar enquanto escolhe.
03 – Não fique muito tempo sentado:
Esse é um dos fatores que mais prejudica quem tem uma rotina sedentária. Evite ficar muito tempo parado e movimente-se com alguma atividade.