Mapa Mental sobre Relações de Trabalho com conceitos sociológicos e impactos sociais

Transcrição do Mapa Mental sobre Relações de Trabalho
Na Sociologia e demais Ciências Sociais quando falamos de relações de trabalho não necessariamente estamos falando apenas do aspecto formal dessas relações mas sim os impactos que elas tem sobre a Sociedade.
Com o advento e desenvolvimento do sistema capitalista de produção nos séculos XVIII e XIX, também se instituiu uma nova forma de organização social/política e cultural onde o trabalho era visto como o modo de realização individual e social.
Continue lendo…
Dentro da Sociologia, os três autores “fundantes” da disciplina, Marx, Weber e Durkheim, dedicaram parte importante de suas obras para análise das relações de trabalho e as influências dessas para a organização social.
Na tentativa de acelerar e otimizar a produção dos produtos começaram a surgir, a partir da segunda metade do século XIX, métodos de produção dentre os quais podemos citar Taylorismo e Fordismo:
A forte influência dos ideais liberais, o avanço e a incrementação da tecnologia e a precarização e retirada de direitos trabalhistas resultam em altos índices de desemprego e falta de empregos formais. Por sua vez, resulta em um fenômeno chamado de informalização do trabalho.