Questões de Gênero Mapas Mentais – Sociologia

Mapa Mental sobre Questões de Gênero: Conceitos Fundamentais para Ciências Sociais

Mapa mental educativo sobre questões de gênero, apresentando conceitos fundamentais como sexo biológico, gênero, socialização, papéis de gênero, desigualdade de gênero, violência de gênero e feminicídio, incluindo citação de Simone de Beauvoir e dados estatísticos sobre desigualdade salarial na América Latina.

Transcrição do Mapa Mental sobre Questões de Gênero

Sexo
Está relacionado às diferenças biológicas entre homens e mulheres. Basicamente se a pessoa nasce com genitais masculinos ou femininos.

Gênero
Diz respeito às diferenças psicológicas, sociais e culturais entre homens e mulheres que são internalizadas desde muito cedo pela criança.

Socialização de Gênero
Processo através do qual as crianças aprendem quais são as expectativas sociais, as atitudes e os comportamentos tipicamente associados aos meninos e às meninas.

Continue lendo…

Socialização = Aprendizado/Aquisição das maneiras de agir e pensar, normas e valores
Papéis de Gênero
Expectativas quanto ao comportamento, atitudes e atividades consideradas “adequadas” aos homens ou às mulheres.
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.”
Desigualdade de Gênero
“Os papéis dos homens são, em geral, muito mais valorizados e recompensados que os papéis das mulheres: em quase todas as culturas, as mulheres carregam a responsabilidade principal de cuidar das crianças e do trabalho doméstico, enquanto que os homens, tradicionalmente, nascem com a responsabilidade de ‘sustentar a família'”
Mulheres recebem, em média, 17% menos que homens por hora de trabalho na América Latina e Caribe, revela estudo da OIT
Violência de gênero
A violência de gênero é aquela oriunda do preconceito e da desigualdade entre homens e mulheres. Apoia-se no estigma da virilidade masculina e da submissão feminina.
Feminicídio
Se configura quando é comprovada as causas do assassinato, devendo este ser exclusivamente por questões de gênero, ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher.

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário