Modernismo Mapas Mentais – Literatura

Mapa Mental sobre o Modernismo

Mapa mental sobre o Modernismo, incluindo fases, contexto histórico e autores.

Transcrição do Mapa Mental sobre Modernismo

Contexto:

Semana da Arte Moderna

Ruptura com os modelos artísticos convencionais

Independência Cultural

1ª Fase (1922 – 1930):
Liberdade Formal: valorização dos temas cotidianos

Fase Heroica

Renovação Estética

Quebra de padrões artísticos

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Manifestos:

Manifesto da poesia Pau-Brasil

Movimento Antropofágico

Autores:

  • Mário de Andrade
  • Oswald de Andrade
  • Manuel Bandeira

2ª Fase (1930 – 1945):

  • Era Vargas
    • Fim da política do café com leite
  • Geração de 30: preocupações político-sociais
  • Nordeste: problemas sociais
  • Autores:
    • Graciliano Ramos
    • Jorge Amado
    • Carlos Drummond de Andrade
    • Vinícius de Moraes
    • Cecília Meireles

3ª Fase (1945 – 1980):

Poesia subantropofágica

“Pós-Modernismo”

Pluralidade de formas estéticas e experimentalismo linguístico

Fim do Estado Novo e da 2ª Guerra

Geração 45:

Formalismo

João Cabral de Melo Neto

Guimarães Rosa

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Mapa Mental sobre Modernismo na Semana de Arte Moderna

Mapa mental sobre o Modernismo, abordando suas características, contexto histórico, principais revistas, grupos modernistas e o Grupo dos Cinco.

Transcrição do Mapa Mental sobre 1ª Geração – Fase Heroica:

  • Marco inicial: Semana da Arte Moderna.
  • Ocorreu no Teatro Municipal de SP de 11 a 18 de fevereiro.
  • Reuniu apresentações de dança, música, exposições e citações de poesia.
  • Intuito: apresentar uma estética inovadora, vanguardas artísticas europeias.

Revistas:

  • Revista Klaxon.
  • Revista de Antropofagia.

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Contexto:

  • Ruptura dos modelos convencionais.
  • Independência cultural.
  • Quebra de padrões.

Acontecimentos da Semana:

  • A exposição de Anita Malfatti (1917).
  • Sua arte questionava a produção artística do momento, com influência das vanguardas europeias.
  • Pintava em seus quadros pessoas comuns, quebra de padrões.
  • A boba – Anita Malfatti (1916).

Entre Guerras:

  • 1ª Fase: 1922-1930.

Grupo dos Cinco:

  • Mário de Andrade (1893-1945).
  • Oswald de Andrade (1890-1954).
  • Menotti Del Picchia (1892-1988).
  • Tarsila do Amaral (1886-1973).
  • Anita Malfatti (1889-1964).

Grupos Modernistas:

  • Pau-Brasil.
  • Verde-Amarelo.
  • Movimento antropofágico.

Características:

  • Nacionalismo crítico e ufanista.
  • Valorização do cotidiano, renovação da linguagem.
  • Resgate das raízes culturais brasileiras.
  • Críticas à realidade brasileira.
  • Oposição ao parnasianismo e ao academicismo.
  • Experimentações estéticas e renovações artísticas.
  • Ironia, sarcasmo e irreverência.
  • Caráter anárquico e destruidor. Uso de versos livres e brancos.

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Mapa Mental sobre Modernismo no Brasil: As 3 Fases do Movimento Literário

Mapa mental apresentando as três fases do Modernismo no Brasil: Fase Heroica (1922-1930), Fase de Consolidação (1930-1945) e Fase Pós-Modernista (1945-1960), com suas principais características.

Transcrição do Mapa Mental sobre Modernismo no Brasil

1ª Fase – Fase Heroica (1922-1930)
começa com a Semana de Arte Moderna (1922)
inspiração nas vanguardas europeias
liberdade formal
linguagem coloquial
valorização do cotidiano

2ª Fase – Fase da Consolidação ou Geração de 30 (1930-1945)
reflete sobre a sociedade brasileira e suas desigualdades
literatura engajada
poesia: postura atenta e consciente
prosa: romances regionalistas
valoriza a fala local, gírias e expressões regionais

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3ª Fase – Fase Pós-Modernista ou Geração de 45 (1945-1960)

  • contexto da Guerra Fria e várias agitações políticas
  • poesia: intimista, séria e reflexiva
  • prosa: regionalismo centrado na realidade sertaneja
  • maior preocupação com o estilo e a estética

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Mapa Mental sobre Modernismo: Contexto Histórico e Primeira Fase

Mapa mental sobre o Modernismo no Brasil, detalhando o pré-modernismo e a primeira fase do movimento modernista

Transcrição do Mapa Mental sobre Modernismo
Pré-modernismo início do século XX (1901-1922)
Contexto europeu (França):
Avanço das tecnologias
Surgimento das vanguardas (nova produção artística, nova visão)
Belle Époque
1ª Guerra Mundial (1914-1917)

Brasil: 1901-1922 → Semana da Arte Moderna
Contexto:
República
Oligarquias
Cafeeira SP – leiteira MG

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Várias revoltas:

  • Revolta de Canudos
  • Balaiada
  • Farroupilha

Literatura:

  • O pré-modernismo é considerado um momento de transição – preparação, introdução
  • Época fértil
  • Valorização do nacionalismo crítico (real)
  • Ruptura com os estilos tradicionais
  • Temas sociais
  • Uso de linguagem coloquial
  • Sincretismo – diversas influências literárias

Autores:

  • Euclides da Cunha “Os Sertões”
  • Monteiro Lobato
  • Lima Barreto

1ª fase do modernismo (1922-1930)

Brasil:

  • Tarsila do Amaral na semana de arte moderna
  • Vanguardas europeias – base – queriam promover uma nova ideia de arte, uma inovação/ruptura
  • “Fase heróica” ou “fase de destruição”

Propostas:

  • Ruptura com o tradicionalismo
  • Temas com nacionalismo crítico
  • Obras com temas críticos (social)
  • Questões populares que marcam o BR
  • Questões folclóricas
  • Lendas
  • A linguagem se torna coloquial

Manifestos literários: 1-) Pau-brasil e Antropófago – Oswald de Andrade 2-) Verde-Amarelismo e Anta – Menotti Del Picchia

Autores:

Manuel Bandeira (poética) – cotidiano

Oswald de Andrade

Mário de Andrade – folclore, lendas, cotidiano

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Mapa Mental sobre o Terceiro Tempo Modernista

Mapa Mental sobre o 3º tempo modernista, destacando autores e suas obras, características e estilo de escrita.

Transcrição do Mapa Mental sobre 3º Tempo Modernista

João Cabral de Melo Neto (20-99)

“Poeta de simetrias”

Objetividade, precisão, exatidão.

Obras:

“Funeral de um Lavrador”
“Morte e Vida Severina”

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Denúncia social:

Literatura engajada.

Linguagem:

Objeto.

Mulher:

Distante e sem sentimentalismo.

Poesia profunda:

Novo conceito.

Vozes de sentimentos ou de abordagem introspectiva.

Reflexão do fazer poético.

Guimarães Rosa (08-67)

  • Obras:
    • “Tutameia: Terceiras Estórias”
    • “Grande Sertão: Veredas”
  • Realidade histórica:
    • Ser mitos, conflitos e questionamentos entrecruzar.

Ferreira Gullar (30-2016)

  • Denúncia social:
    • “DOPS” (é preso e exila-se).
    • “Dentro da Noite Veloz.”
  • Teatro CPC (Centro Popular de Cultura):
    • Mudança social pela arte.
  • Uso de figuras de linguagem.

Ficção Experimental (Prosa)

Vocabulário inusitado e neologismos.

Fluxo da consciência:

Vivência interior das personagens.

Uso da primeira pessoa:

Intimismo; quem confessa – confidente.

Lirismo:

Ritmo, rima, alterações.

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Mapa Mental sobre o 3º Tempo Modernista e Seus Autores

Mapa mental sobre o 3º tempo modernista no Brasil, destacando autores como João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Ferreira Gullar.

Transcrição do Mapa Mental sobre 3º Tempo Modernista

    João Cabral de Melo Neto (20-99)

    • “Poeta de simetrias”: objetividade, precisão, exatidão.
    • “Funeral de um Lavrador”.
    • “Morte e Vida Severina”.
    • Denúncia social.
    • Literatura engajada.
    • Linguagem obseta.
    • Mulher → distante e sem sentimentalismo.
    • “Poesia profunda”.
    • Novo conceito: versos de sentimento ou de abordagem introspectiva.
    • Reflexão do fazer poético.

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    Guimarães Rosa (08-67)

    • “Tutaméia: Terceiras Estórias”.
    • “Grande Sertão: Veredas”.
    • Realidade histórica.
      • Serve mitos.
      • Conflitos e questionamentos existenciais.

    Ferreira Gullar (30-2016)

    • Denúncia social.
    • DOPS → preso e exilado.
    • “Dentro da Noite Veloz”.
    • Teatro CPC (Centro Popular de Cultura):
      • Mudança social pela arte.
    • Uso de figuras de linguagem.

    Ficção Experimental (Prosa)

    • Fluxo da consciência.
      • Vivência interior das personagens.
    • Uso da primeira pessoa.
      • Intimismo: quem confessa → confidente.
    • Lirismo.
      • Ritmo, rima, aliterações.
    • Vocabulário insólito e neologismos.

    Década de 40 (45) e 50

    • Rigor da forma.
      • Ideais de 22 abandonados.
      • Perfeição da forma (neoparnasianismo).
    • Abandono do poema-piada.
    • Poesia de participação social.
      • De maneira simétrica e formal.

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