Texto Dissertativo Argumentativo Mapas Mentais – Língua Portuguesa

Mapa Mental com Resumo sobre Texto Dissertativo Argumentativo

mapa mental com resumo e explicações sobre o texto dissertativo-argumentativo. Apresenta as características, estrutura e como produzir esse tipo de texto, com dicas para a redação do ENEM e suas 5 competências avaliadas, além de um destaque para dicas rápidas de como iniciar a introdução, desenvolvimento e conclusão de uma redação.

Transcrição do Mapa Mental sobre Texto dissertativo argumentativo

Gênero textual no qual se deve defender um ponto de vista com argumentos. Produção em que um autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos. No caso do Enem, exige-se, também, que se apresentem propostas de solução para os problemas levantados na argumentação.

Continue lendo…

Características: É o tipo de texto que discute assuntos socialmente relevantes. No caso específico do Enem, questões que envolvem o Brasil e seus principais problemas costumam aparecer como tema da redação.

Estrutura:

  • Introdução Necessário que o autor deixe claro qual é o assunto abordado no texto e, além disso, qual será a tese – o ponto de vista – a ser defendida.
  • Argumentação Os parágrafos intermediários devem ser destinados à defesa da tese mediante argumentos. Um argumento é uma estrutura textual que, por meio da análise de provas ou fundamentos, confirma o ponto de vista do autor.
  • Conclusão Produzido de duas formas, enquanto síntese ou com propostas de solução. No caso da síntese, o autor repete os argumentos resumidamente e conclui o texto afirmando a veracidade da tese. No caso da conclusão com propostas de solução, é necessário retomar os problemas discutidos na argumentação e propor intervenções que eliminem ou diminuam a questão problemática. As soluções sugeridas devem estar associadas a agentes (quem promoverá a solução), as ações (o que será feito para sanar a questão), os meios (como será promovida a intervenção) e os objetivos (para que será feita a ação sugerida).

Como fazer: É necessário estar atento para as exigências que cada parte do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) possui, conforme explicado acima.

Além disso, é importante lembrar:

  • O uso da norma-padrão da língua portuguesa;
  • De fundamentar os argumentos a partir de conhecimentos de diversas áreas;
  • Apresentar domínio dos elementos de coesão e coerência da língua;
  • Respeitar os direitos humanos.

As 5 competências avaliadas no ENEM:

  1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Respeito aos direitos humanos.

Dicas:

Dicas rápidas de como criar uma Redação

Introdução Problematize. Inicie com uma alusão ou fato histórico a fim de comparar com o presente, evidenciando a permanência dessa situação. Cite dois problemas ou uma problema e uma consequência.

Desenvolvimento Momento onde você deve, em cada parágrafo, explicar por que a situação do problema está como está e propor as possíveis soluções. Você pode utilizar perguntas como: O que gerou o problema? O que acontece caso ele não seja solucionado?

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário