História da Escrita Mapas Mentais – Língua Portuguesa

Mapa Mental sobre a História da Escrita

Infográfico sobre a história da escrita, detalhando seis etapas principais: pictogramas, escrita cuneiforme, hieróglifos, alfabeto fenício, escrita chinesa e alfabeto latino. Inclui um mapa-múndi simplificado mostrando a origem geográfica de cada sistema de escrita e uma ilustração da evolução gráfica do sinal "SAG" (cabeça).

Transcrição do Mapa Mental sobre a História da Escrita

Pictogramas:

A primeira forma de escrita consistia em desenhos de objetos e seres: os pictogramas. Surgiu há 5500 anos na Mesopotâmia (atual Iraque). Servia para contar e registrar animais, cereais, etc. Com o tempo, os desenhos se tornaram mais abstratos e passaram a representar também sentimentos e ações

Continue lendo…

Escrita cuneiforme
Por volta de 3200 a.C., os sumérios, no sul da Mesopotâmia, desenvolveram a escrita cuneiforme. Ela tinha cerca de 2.000 sinais. Eles eram gravados na argila úmida com um pedaço de cálamo de ponta chanfrada e, por isso, tinham a forma de cunha. O cuneiforme foi utilizado por muitos povos da Mesopotâmia por mais de 3000 anos.

Hieróglifos
Os hieróglifos surgiram no Egito por volta de 3200 a.C. Eram gravados nos monumentos e nos papiros religiosos. Para documentos e registros pessoais, os egípcios tinham duas outras escritas: a demótica e a hierática. Os hieróglifos foram usados por mais de 3600 anos, seu último registro conhecido é do ano 394.

Alfabeto fenício
O primeiro alfabeto apareceu na Fenícia (Líbano e Síria atuais) por volta de 1200 a.C. e consistia de 22 consoantes. Os fenícios, grandes comerciantes e navegadores, difundiram seu alfabeto pelos povos do Mediterrâneo. Derivaram do alfabeto fenício: o aramaico (que originou o hebraico e o árabe), o grego, o cirílico (russo) e o latino (romano). Por volta de 800 a.C., os gregos acrescentaram as vogais ao alfabeto fenício.

Escrita chinesa
A escrita chinesa foi inventada por volta de 2000 a.C. Serviu de base para a escrita da Coreia, Vietnã e Japão. É composta por mais de 100.000 caracteres dos quais a maioria, raramente é usada. Hoje, considera-se que cerca de 5.000 caracteres são suficientes para as necessidades diárias.

Alfabeto latino
O alfabeto latino ou romano surgiu no séc. VII a.C. na região do Lácio, na Itália. Ele se originou do alfabeto etrusco, que por sua vez evoluiu do grego. Das 26 letras etruscas, os romanos adotaram 21. Eles escreviam só em letras maiúsculas. As letras minúsculas surgiram na Idade Média. O alfabeto latino é o que utilizamos atualmente e consiste em 26 caracteres.

EVOLUÇÃO GRÁFICA DO SINAL “SAG” (CABEÇA)
[Ilustração mostrando 5 estágios de evolução do símbolo]

cuneiforme babilônico, séc. XXI a.C.

pictograma 3000 a.C.

pictograma, 2800 a.C.

2500-2340 a.C.

cuneiforme sumério

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário