Protocolo de Kyoto Mapas Mentais – História

Mapa Mental sobre o Protocolo de Kyoto: Compromissos e Mecanismos para Redução de Gases Estufa

Mapa mental sobre o Protocolo de Kyoto, apresentando definição, conceitos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), créditos de carbono e os princípios fundamentais do acordo internacional.

Transcrição do Mapa Mental sobre PROTOCOLO DE KYOTO

O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO É UM TRATADO INTERNACIONAL ASSINADO POR MUITOS PAÍSES NO ANO DE 1997 NA CIDADE DE KYOTO, NO JAPÃO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR PARA O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA E DO AQUECIMENTO GLOBAL CARACTERIZADO EM GRANDE PARTE, PELO VOLUME DE GASES LANÇADOS NA ATMOSFERA, SENDO O PRINCIPAL DELES O DIÓXIDO DE CARBONO (CO2)

Continue lendo…

MDL O MDL É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA ESTRATÉGICA SUBLINHADA NO PROTOCOLO DE KYOTO UMA VEZ QUE SÃO “MECANISMOS DE FLEXIBILIZAÇÃO” BASEADOS EM PROJETOS QUE VISAM REDUZIR A EMISSÃO DE GASES E CAPTAR O CARBONO NA ATMOSFERA COM O INTUITO DE CRIAR UM MERCADO MUNDIAL DE CARBONO, O QUAL 1 TONELADA DO GÁS CORRESPONDE A 1 CRÉDITO DE CARBONO.

CARBONO O CRÉDITO DE CARBONO É DENOMINADO DE “REDUÇÃO CERTIFICADA DE EMISSÃO” (RCE) OU EM INGLÊS, “CERTIFIED EMISSION REDUCTIONS” (CER). VALE LEMBRAR QUE OS PAÍSES QUE FAZEM PARTE DO MDL SÃO AQUELES PERTENCENTES AO ANEXO I DO ACORDO, COM METAS JÁ ESTABELECIDAS ENTRE 2008 E 2012, DENOMINADO “PRIMEIRO PERÍODO DE COMPROMISSO”

CONCEITO ALÉM DO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO, O PROTOCOLO DE KYOTO PROPÕE A PARCERIA ENTRE OS PAÍSES NA CRIAÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS BEM COMO O DIREITO DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS DE COMPRAREM CRÉDITOS DE CARBONO DE NAÇÕES QUE POLUEM POUCO.

Compartilhe:

Mapa Mental sobre o Protocolo de Kyoto – Datas e Condições Essenciais

Mapa mental detalhando as principais informações sobre o Protocolo de Kyoto, incluindo sua negociação, entrada em vigor e condições para ratificação.

Transcrição do Mapa Mental sobre Protocolo de Kyoto

Negociado na cidade de Kyoto, Japão, em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de Março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999.

Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em, novembro de 2004.

Condição para este entrar em vigor: necessitou da ratificação por 55 países, que juntos, produzem 55% das emissões de gases do efeito estufa ocorridas no ano de 1990.

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário