Ingleses na América Mapas Mentais – História

Mapa Mental sobre Indústria Cultural e suas Manifestações na Sociedade Brasileira

Mapa mental sobre indústria cultural e cultura de massa, explicando seus conceitos, características e elementos-chave no contexto brasileiro.

Transcrição do Mapa Mental sobre INDÚSTRIA CULTURAL & CULTURA DE MASSA

Conceitos desenvolvidos no século XX por teóricos da escola Frankfurt -> Theodor Adorno e Max Horkheimer
Se refere a produção e distribuição em massa de bens culturais.
Tratava a cultura como mercadoria, buscava um público amplo para obter lucro
Resultou na cultura de massa

Continue lendo…

Privilegia o consumo passivo e reduz o engajamento e participação.
Caracterizada pela padronização, uniformidade e simplificação dos produtos culturais para atender os gostos dos compradores
Foi criticada por perder autenticidade e originalidade dos produtos culturais

Elementos chave da Cultura de massa no Brasil:
Novelas: Amplamente produzidas, transmitida em horário nobre, influencia a sociedade brasileira Um dos maiores ex de cultura de massa
Música Popular: indústria fonográfica, promove gêneros diversos, voltada para o consumo generalizado.
Carnaval: tradicionalmente uma festa popular evoluiu à um evento onde atrai multidões.
Programas de Auditório: apresenta entretenimento com a participação animada da plateia
Futebol: paixão nacional, enraizado na cultura de massa, identidade nacional
Publicidade: papel crucial; molda padrão estético; promovem coisas por meio de comerciais; impacta o consumismo

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário