Terremotos Mapas Mentais – Geografia

Mapa Mental sobre Terremotos e suas Origens

Mapa mental sobre terremotos, abordando causas, epicentro, hipocentro, escalas de medição e tsunamis, com ilustrações explicativas.

Transcrição do Mapa Mental sobre Terremotos

Os terremotos, também conhecidos como abalos sísmicos, são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais externa das camadas da Terra. Esse movimento gera ondas que se propagam em todas as direções a partir da ruptura.

Qual a origem dos terremotos?

Continue lendo…

Desabamentos: São de menor importância, causados por movimentos internos, provocados pela ruptura ou deslizamento de blocos rochosos internos (microssismos; podem acontecer no Brasil)
Vulcanismo: ocorrem por alguma ruptura ou erupção interna que libera ou gases retidos sob grande pressão. São mais fortes; macrossismos
Tectonismo: o principal responsável pelos terremotos. É o movimento das placas tectônicas, que geram os sismos de maior intensidade

O Hipocentro é a zona interior profunda onde se originam as ondas sísmicas.
O Epicentro é a zona da superfície perpendicular ao Hipocentro, onde as ondas sísmicas atuam com maior intensidade, ou seja, produzem o terremoto.

Escalas de Mercalli:
Mede os efeitos dos abalos sísmicos através de sua ação de dano provocada em edificações e estruturas. Varia de I a XII, sendo:
I – Imperceptível
II – Muito fraco
III – Fraco
IV – Moderado
V – Forte

Richter:
Mede a energia liberada (Mercalli mede intensidade). Varia numa escala logarítmica de 0 a 9, sendo:
1 – Sentido só por instrumentos científicos
2 – Sentido por algumas pessoas e animais
3 – Sentido por muitas pessoas
4 – Sentido por todas as pessoas

TSUNAMIS

Os tsunamis são ondas gigantes que podem se mover em velocidades superiores a 800km/h.
São originados pelos maremotos, ou seja, tremores que ocorrem no fundo oceânico. São comuns no choque entre 2 ou mais placas tectônicas.

O Brasil encontra-se, hipoteticamente, livre de tsunami, pois além de estar no meio de uma placa tectônica, o Atlântico é caracterizado por calmaria.

O grande problema do Tsunami não é sua altura, mas a velocidade das ondas.

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário