Mapa Mental sobre Operon Lac: Regulação Gênica em E. coli

Transcrição do Mapa Mental sobre O OPERON LAC
O operon lac da Escherichia coli contém genes envolvidos no metabolismo da lactose e só é expresso quando somente a lactose está presente e a glicose ausente.
O operon lac é um grupo de genes (lacZ, lacY e lacA) transcritos na forma de um único RNAm, sob controle de um promotor.
Continue lendo…
Tais genes codificam, respectivamente: uma enzima (β-galactosidase) que quebra a lactose em monossacarídeos que podem alimentar a glicólise, um transportador de membrana (lactose permease) que ajuda a trazer a lactose pra dentro da célula, e uma enzima (transacetilase) que liga um grupo químico em particular a moléculas-alvo.
“Comandado” por dois reguladores de acordo com os níveis de lactose e glicose: o repressor lac e a proteína ativadora de catabolismo (CAP).
O repressor lac atua normalmente bloqueando a transcrição do operon. Entretanto, quando a lactose está presente, ela o detecta através do isômero alolactose, ele deixa de atuar como repressor.
A proteína ativadora de catabolismo (CAP) funciona como detector da glicose através da molécula AMP. Quando a glicose está ausente os níveis de CAP ativa a transcrição do operon.