Mapa Mental sobre Poluição Atmosférica: Causas, Impactos e Soluções
Transcrição do Mapa Mental sobre POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
O QUE É
A poluição atmosférica é causada pelo aumento da quantidade de gases carbônicos (CO2) que alteram o efeito estufa e contribui para o aquecimento global. Ela é a particula em suspensão no ar provenientes de diversas fontes como gases, poeira, metais orgânicos, de queima de combustiveis de incinerações de lixo, industriais e outros.
Continue lendo…
POLUENTES
Todos esses poluentes em grandes quantidades provocam alterações na composição química e são a causa de grande parte dos problemas respiratórios do ambiente urbano. Existem muitos tipos de poluição atmosférica sendo as mais comuns os motores a explosão dos meios automóveis que liberam no ambiente os chamados CO2, que é incolor e inodoro de carbono e inalado pelo sistema respiratório humano passa para a corrente sanguínea e combinado com a hemoglobina forma a carboxiemoglobina que impede o transporte de oxigênio pelas células podendo levar a asfixia.
SAÚDE
As consequências da poluição atmosférica continuam e a exposição contínua e prolongada a poluição pode levar o indivíduo a desenvolver várias doenças respiratórias cardíacas e pulmonares e cardiovasculares enfraquecimento do sistema imunológico e até morte.
As doenças mais comuns associadas à poluição do ar são: câncer de pulmão, asma, bronquite alérgica, enfisema pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
REDUÇÃO
Atualmente as indústrias dispõem de instalações de filtragem e de tratamento de gases e vapores emitidos nos processos que realizam além de monitoramento e controle feito por equipamentos para garantir a qualidade do ar.
A redução da utilização de combustíveis fósseis para abastecimento de veículos, substituindo-os por transporte privado pelo público são também medidas que as pessoas podem adotar para diminuir emissões de gases na atmosfera.
Mapa Metal sobre Poluição Atmosférica: Origens, Impactos e Consequências para a Saúde e o Meio Ambiente
Transcrição do Mapa Mental sobre POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
O QUE É ?
A poluição da atmosférica consiste em produtos químicos ou partículas na atmosfera, que representam graves ameaças à saúde e ao meio ambiente. Até o século XX.
COMO SURGIU
ATÉ O SÉCULO XX, A POLUIÇÃO DO AR NÃO ERA UM PROBLEMA AMBIENTAL MAS A INDÚSTRIA SURGIU E O PROBLEMA DA POLUIÇÃO DO AR SE ESPALHOU POR TODO O PLANETA.
Continue lendo…
COMO OCORRE
QUANDO QUEIMAMOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PARA PRODUZIR ENERGIA, ELES LIBERAM GASES DE EFEITO ESTUFA NO AR. ESSES POLUENTES, COMO DIÓXIDO DE CARBONO E METANO, ENTRE OUTROS, RETÊM CALOR DO SOL NA ATMOSFERA DA TERRA, LEVANDO A UM AUMENTO NAS TEMPERATURAS GLOBAIS.
FONTES POLUENTES
PARTE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA VEM DE FONTES NATURAIS, COMO ERUPÇÕES VULCÂNICAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS, MAS A MAIOR PARTE RESULTA DE ATIVIDADES HUMANAS.
IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE
A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PODE TRAZER INÚMEROS PROBLEMAS AO MEIO AMBIENTE, DENTRE ELES PODEMOS DESTACAR: CHUVA ÁCIDA, EFEITO ESTUFA, EUTROFIZAÇÃO, ESCURECIMENTO DA ATMOSFERA, DIMINUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO ETC.
DANOS À SAÚDE
ALÉM DOS EFEITOS AMBIENTAIS ADVERSOS, A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE, COMO CÂNCER, COMPLICAÇÕES REPRODUTIVAS, DESENVOLVIMENTO DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, DANOS AO SISTEMA NEUROLÓGICO ENTRE OUTROS.