Aprendizagem Motora x Neuroplasticidade Mapas Mentais

Mapa Mental sobre Aprendizagem Motora e Neuroplasticidade: conceitos e relações

Mapa mental sobre a relação entre aprendizagem motora e neuroplasticidade, explicando conceitos, tipos e características.

Transcrição do Mapa Mental sobre Aprendizagem motora X neuroplasticidade

Neuroplasticidade
O que é?
Capacidade do sistema nervoso em modificar estruturas e funções ao longo da vida.

Tipos
Morfológica
Funcional
Comportamental

Plasticidade Sináptica
Forma de plasticidade prevalente no cérebro de um adulto normal.
Capacidade de modificação na eficiência da transmissão sináptica (aumento ou diminuição da resposta pós-sináptica) pela atividade neural gerada por uma experiência.
Efeitos: alterações no processamento de informações e na comunicação entre regiões cerebrais, regulando processos de formação de memória.

Continue lendo…

Como elas se relacionam?
A aprendizagem motora depende da plasticidade sináptica do sistema nervoso.
A distribuição de cadeias neuronais neste processo inclui uma grande quantidade de sistemas e estruturas, mas é determinada por modificações sinápticas expostas a eventos temporais e espaciais.
Durante o neurodesenvolvimento, a especialização das estruturas corticais para a memória é medida pela plasticidade funcional e estrutural dos neurônios.
Através do crescimento ou retração de dendritos, a plasticidade sináptica é um mecanismo essencial para formação de memória.
A homeostase da região perisynáptica e o equilíbrio neurotransmissor, assegurados em grande parte pelos astrócitos e microglia, providenciam os substratos energéticos necessários ao neurônio durante os eventos celulares.
Os ajustes dos circuitos neuronais, após uma aprendizagem, parecem ser modelados pela neurogênese hipocampal, que pode potencializar a memória comportamental a longo-prazo.
Funções normais como o reflexo óculo-vestibular, sinergias musculares, atividade cerebral e atividade cerebelosa, são mecanismos que contribuem para a formação de memória. A memória inicial é não condicionada e iniciada no córtex cerebeloso. Contudo, para se prolongar temporalmente, terá que envolver as células de Purkinje que fazem o trajeto entre o córtex cerebeloso e os núcleos cerebelosos.
A memória chamada declarativa ou por estímulo condicionado, necessita da contribuição de sistemas cerebrais, como o hipocampo, o estriado (caudado e putamen) e o córtex cerebral.
Para um processo de aprendizagem a longo prazo, parece ser necessária uma ativação sistemática e paralela de regiões como o cerebelo, córtex pré-frontal, córtex sensoriomotor, lobo temporal, hipocampo e gânglios da base.
A neurogênese e a sinaptogênese são mecanismos celulares e intercelulares naturais que permitem flexibilidade e plasticidade no comportamento motor do indivíduo.
O desenvolvimento de novas aptidões motoras pode também estar relacionado com outros fatores, como a inovação ou possível nocividade da tarefa, pela interação e reenforço entre capacidades e incapacidades do indivíduo e pela complexidade da tarefa e ambiente.

Aprendizagem motora
O que é?
Processo através do qual ganhamos conhecimento sobre o mundo.
Os eventos ambientais produzem sensações que contextualizam a ação (sistemas sensoriais), desenvolvem agentes que permitem a sua execução (sistema neuromusculoesquelético) e a possibilidade de alcançar o objetivo (sistema neuromotor).
Consiste numa quantidade de mudanças nas conexões sinápticas ao longo da cadeia neuronal, determinadas por fatores genéticos e ambientais.

Características
Gera memórias.
Forte aquisição durante exposição inicial a um novo ambiente.
É facilitada pela influência de mecanismos, como o entendimento de uma ordem ou confusão entre indicações, o que pode criar interferências no seu entendimento, sobretudo quando utilizadas no domínio motor.

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário