Mapa Mental sobre Currículo e Desenvolvimento Humano com conceitos e estratégias educacionais

Transcrição do Mapa Mental sobre Currículo e Desenvolvimento Humano
ESCOLA
- processo de educação formal
- proporciona
formação da criança
socialização
continuidade da espécie
CULTURA
- novas formas de pensamento e comportamento
- chegada de inovações tecnológicas e facilidade de obter informações
Continue lendo…
HUMANIZAÇÃO
- deve visar a
DESENVOLVIMENTO CULTURAL
- que é um processo de
- tem como características
desenvolvimento de funções psicológicas
DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SIMBÓLICA
- responsável pela construção de significados e acumulação de conhecimento
PERCEPÇÃO
- cinco sentidos
- deve ser mobilizada pelo ensino
MEMÓRIA
- possui três momentos: a de arquivar, a de evocar e a de esquecer
- tipos quanto ao tempo: curta duração e longa duração
- tipos quanto à natureza: implícita, explícita e operacional
- modulada pela emoção
- andam juntas nas aprendizagens escolares
IMAGINAÇÃO
- conexão
- capacidade de criar, construir, conectar
- cria condições de aprendizagem e motivação
- envolve a aprendizagem na escola
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
- criança
- escola
- vivências, experiências e conhecimentos
- estratégias para desenvolver a criança
CURRÍCULO
- conteúdos devem
- dar suporte em todas as situações da vida
- desenvolver o senso crítico
- deve atender a interdisciplinaridade interna quando a cultura e as artes se juntam ao conhecimento formal no nível de categorias de pensamento e formação de conceitos
FORMAÇÃO HUMANA
- instrumento de
- deve observar
perspectiva do tempo
novos conhecimentos
inclusão - períodos
infância, adolescência, maturidade e velhice
períodos que se desenvolvem o comportamento e aprendizados
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA
- a arte na escola engloba formas de ação necessárias para que o currículo leve ao desenvolvimento
- envolver o educando
- abranger com totalidade o conhecimento
FORMAÇÃO DE CONCEITOS
- dependem de várias retomadas a um mesmo conteúdo
CURRÍCULO
- conteúdo da área de conhecimento
- atividades necessárias que levam a formulação do conhecimento
- intervenção do professor para ser desenvolvido
- atividades fundamentais para aprendizagem dos conhecimentos escolares são: cultura, observação, registro, organização, relato, comunicação