Currículo e Desenvolvimento Mapas Mentais – Educação

Mapa Mental sobre Currículo e Desenvolvimento Humano com conceitos e estratégias educacionais

Mapa conceitual sobre currículo e desenvolvimento humano abordando conceitos de escola, cultura, desenvolvimento simbólico, percepção, memória, imaginação, formação humana e construção do conhecimento na escola.

Transcrição do Mapa Mental sobre Currículo e Desenvolvimento Humano

ESCOLA

  • processo de educação formal
  • proporciona
    formação da criança
    socialização
    continuidade da espécie

CULTURA

  • novas formas de pensamento e comportamento
  • chegada de inovações tecnológicas e facilidade de obter informações

Continue lendo…

HUMANIZAÇÃO

  • deve visar a

DESENVOLVIMENTO CULTURAL

  • que é um processo de
  • tem como características
    desenvolvimento de funções psicológicas

DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SIMBÓLICA

  • responsável pela construção de significados e acumulação de conhecimento

PERCEPÇÃO

  • cinco sentidos
  • deve ser mobilizada pelo ensino

MEMÓRIA

  • possui três momentos: a de arquivar, a de evocar e a de esquecer
  • tipos quanto ao tempo: curta duração e longa duração
  • tipos quanto à natureza: implícita, explícita e operacional
  • modulada pela emoção
  • andam juntas nas aprendizagens escolares

IMAGINAÇÃO

  • conexão
  • capacidade de criar, construir, conectar
  • cria condições de aprendizagem e motivação
  • envolve a aprendizagem na escola

CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • criança
  • escola
  • vivências, experiências e conhecimentos
  • estratégias para desenvolver a criança

CURRÍCULO

  • conteúdos devem
    • dar suporte em todas as situações da vida
    • desenvolver o senso crítico
  • deve atender a interdisciplinaridade interna quando a cultura e as artes se juntam ao conhecimento formal no nível de categorias de pensamento e formação de conceitos

FORMAÇÃO HUMANA

  • instrumento de
  • deve observar
    perspectiva do tempo
    novos conhecimentos
    inclusão
  • períodos
    infância, adolescência, maturidade e velhice
    períodos que se desenvolvem o comportamento e aprendizados

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA

  • a arte na escola engloba formas de ação necessárias para que o currículo leve ao desenvolvimento
  • envolver o educando
  • abranger com totalidade o conhecimento

FORMAÇÃO DE CONCEITOS

  • dependem de várias retomadas a um mesmo conteúdo

CURRÍCULO

  • conteúdo da área de conhecimento
  • atividades necessárias que levam a formulação do conhecimento
  • intervenção do professor para ser desenvolvido
  • atividades fundamentais para aprendizagem dos conhecimentos escolares são: cultura, observação, registro, organização, relato, comunicação

Compartilhe:

Compartilhe:

Deixe um comentário