Mapa Mental sobre Bullying com orientações para prevenção e denúncia

Transcrição do Mapa Mental sobre ACABAR COM O BULLYING
NUNCA É DEMAIS LEMBRAR:
Todos devem ser respeitados em suas diferenças, sejam elas em relação ao corpo, raça, origem, gênero, opiniões, gênero ou orientação sexual.
JÁ QUE O BULLYING #ÉDAMINHACONTA, CONFIRA INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA SABER COMO EVITAR, DENUNCIAR E AJUDAR ALGUÉM.
O CONTEÚDO DA BRINCADEIRA TE FAZ SENTIR MAL, HUMILHA OU DISCRIMINA?
SIM →
NÃO →
Se foi uma brincadeira sem graça e quem fez reconhece o erro, aceita as desculpas e seguir em frente é uma boa saída.
Continue lendo…
ISSO SE REPETE COM FREQUÊNCIA?
SIM →
NÃO →
Mesmo pontual, discriminação pode ser considerada crime ou ato infracional e deve ser denunciada.
A VÍTIMA É MENOR DE 18 ANOS?
SIM →
NÃO →
Bullying se aplica a intimidações entre pares, crianças e/ou adolescentes, entre adultos é crime de calúnia, difamação, injúria e outras. As dicas de prevenção valem para todo mundo.
ACONTECE PELA INTERNET?
SIM →
NÃO →
Isso é bullying, uma forma de intimidação sistemática e precisa ser interrompido.
ISSO É CYBERBULLYING, quando a intimidação acontece através das redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. São publicações e comentários feitos para humilhar, ofender, intimidar, ameaçar através da internet.
E VOCÊ?
ESTÁ SENDO ALVO?
PODE ESTAR PRATICANDO?
VIU ALGUÉM SOFRENDO?
NÃO FIQUE EM SILÊNCIO
Você não está sozinho. Conte com apoio dos amigos, família e escola.
NÃO SE CULPE
O seu jeito de ser jamais deve justificar um violência de quem quer que seja. A atitude de alguém que te ofende ou te intimida não é sua culpa. Adolescentes podem responder por ato infracional e os pais podem ser responsabilizados pelo danos morais.
BUSQUE APOIO
Se estiver muito difícil lidar com a dor e o sofrimento, busque ajuda profissional. É só conferir informações sobre o papo na SaveMeT (savemet.orgaos.br).
NÃO REVIDE
Não responda a dúvidas atuais. Isso pode fazer mais mal às coisas. Muitas vezes o direito de quem agride é provocar para que você perca a razão.
VEJA OS SINAIS
Se a pessoa que foi alvo não está feliz, pode estar para baixo, ficou triste ou sentiu isso não é brincadeira é hora de parar.
NÃO IGNORE
Assista e denuncie alguém que seja agredido, por das humilhações, compartilhe ou curta as publicações ofensivas também são formas de participação da violência.
RECONHEÇA O ERRO
Peça desculpas e faça um esforço para aprender que cada um tem um limite e todos devem ser respeitados.
EMPATIA, SEMPRE
Se pessoas com você algo que você não curte, você também não faria com outras?
É DA SUA CONTA
Não precisa se colocar em risco para defender, mas mostre que você se importa e em combate contra a violência, mesmo sem conhecer a pessoa.
REGISTRE
Se for pela internet, armazene o máximo possível de informação, como as telas das mensagens com o conteúdo ofensivo: links, prints das telas, cópias das mensagens, imagens e vídeos.
DENUNCIE
Bullying e violência seria comunidade e um novo ato criminal. As autoridades e intimidações nas redes também podem ser denunciadas e removidas nas redes sociais.
PROCURE AS AUTORIDADES
Procure as autoridades para casos graves. Vá a uma delegacia mais próxima ou procure o Ministério Público em sua cidade. Respeitando contra pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, sexual e pertencente a nacional e crime e viola direitos humanos.