Mapa Mental sobre Filósofos Pré-Socráticos: Principais Pensadores e Conceitos de Arché
Transcrição do Mapa Mental sobre Filosofia pré-socráticos
Arché
Conhecidos como “filósofos da natureza”, buscaram estabelecer um princípio da origem do universo
Origem do “ser”
Ontologia
Transição do mito para a razão
Anaximenes
arché: o ar
Anaximandro
“Apeiron”
infinito, indeterminado
Leucipo e Demócrito
arché: átomo
escola atomista
Continue lendo…
Pitágoras
arché: números
c² + c² = h²
Tales de Mileto
arché: água
“Tudo é água”
Parmênides de Eleia
a razão como único caminho para a verdade
Heráclito de Efeso
arché: fogo
mudança constante; ideia da fluidez
Mapa Mental sobre Filósofos Pré-Socráticos: Principais Pensadores e Escolas Filosóficas
Transcrição do Mapa Mental sobre Pré-socráticos
Quem são?
Antecederam Sócrates;
Possuíam uma reflexão filosófica diferente da de Sócrates.
Pré-socráticos -> Natureza (physis)
Sócrates -> Ser humano
O que fizeram?
Romperam com a explicação mitológica;
Tentaram explicar a natureza de forma lógica e racional.
Continue lendo…
Logos -> Physis -> Cosmos -> Arché
Como era o pensamento?
- Explicação racional e sistemática das características do universo=Cosmologia
- Quebrando, então, explicações sobre a origem do universo baseada nos mitos=Cosmogonia
Quais os principais?
- Thales de Mileto -arché=água;
- Anaximandro-arché =ápeiron;
- Anaxímenes-arché =ar;
- Pitágoras -arché =números;
- Heráclito -arché =fogo;
- Parmênides -arché =ser;
- Empédocles -arché =4 elementos primordiais(amizade,amor,discórdia,ódio);
- Anaxágoras -arché =sementes ou homeomerias;
- Demócrito -arché =átomos.
Principais escolas:
Escola Pluralista Pertence a segunda fase do pensamento pré-socrático. Baseia-se não somente em um arché para explicar o universo.
Escola Jônica Buscava nos elementos da natureza o princípio e a causa de todos os seres do universo.
Escola Pitagórica A base de todas as coisas era a matemática, toda a matemática governava o mundo.
Escola Eleata Formulou o princípio não com base em um elemento preciso, mas na imobilidade de todas as coisas que evidencia a essência de tudo.