Indústria Cultural e Cultura de Massa Mapas Mentais – Sociologia

Mapa Mental sobre Indústria Cultural e seus Impactos na Sociedade Moderna

Mapa mental explicando o conceito de indústria cultural e cultura de massa, suas origens na Escola de Frankfurt e relação com o nazismo.

Transcrição do Mapa Mental sobre INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DE MASSA

Pode-se definir indústria cultural como: transformação de diferentes obras em produtos padronizados.

Termo usado pela primeira vez pelos sociólogos e filósofos da escola de Frankfurt Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento”, escrito em 1942 e publicado em 1947.

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Seu surgimento se deu a partir da ascensão do Nazismo alemão, que tinha uma propaganda nazista feita como uma indústria.

Adorno definia essa cultura como se fosse um “guia de perplexos”, onde as pessoas não se localizavam tão bem no mundo, então acabavam buscando um tipo de guia (como se fosse uma bússola social) dentro da indústria cultural.

A indústria cultural possui o objetivo de buscar por maneiras de obter e aumentar o lucro.

“paralisam essas capacidades em virtude de sua própria constituição objetiva. São feitos de tal forma que sua apreensão adequada exige, é verdade, presteza, dom de observação, conhecimentos específicos, mas também de tal sorte que proíbem a atividade intelectual do espectador, se ele não quiser perder os fatos que desfilam velozmente diante de seus olhos”. (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 104).

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Mapa Mental sobre Indústria Cultural e suas Manifestações na Sociedade Brasileira

Mapa mental sobre indústria cultural e cultura de massa, explicando seus conceitos, características e elementos-chave no contexto brasileiro.

Transcrição do Mapa Mental sobre INDÚSTRIA CULTURAL & CULTURA DE MASSA

Conceitos desenvolvidos no século XX por teóricos da escola Frankfurt -> Theodor Adorno e Max Horkheimer
Se refere a produção e distribuição em massa de bens culturais.
Tratava a cultura como mercadoria, buscava um público amplo para obter lucro
Resultou na cultura de massa

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Privilegia o consumo passivo e reduz o engajamento e participação.
Caracterizada pela padronização, uniformidade e simplificação dos produtos culturais para atender os gostos dos compradores
Foi criticada por perder autenticidade e originalidade dos produtos culturais

Elementos chave da Cultura de massa no Brasil:
Novelas: Amplamente produzidas, transmitida em horário nobre, influencia a sociedade brasileira Um dos maiores ex de cultura de massa
Música Popular: indústria fonográfica, promove gêneros diversos, voltada para o consumo generalizado.
Carnaval: tradicionalmente uma festa popular evoluiu à um evento onde atrai multidões.
Programas de Auditório: apresenta entretenimento com a participação animada da plateia
Futebol: paixão nacional, enraizado na cultura de massa, identidade nacional
Publicidade: papel crucial; molda padrão estético; promovem coisas por meio de comerciais; impacta o consumismo

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