Sociologia

Indústria Cultural e Cultura de Massa Mapas Mentais – Sociologia

Mapa Mental sobre Indústria Cultural e seus Impactos na Sociedade Moderna

Transcrição do Mapa Mental sobre INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DE MASSA

Pode-se definir indústria cultural como: transformação de diferentes obras em produtos padronizados.

Termo usado pela primeira vez pelos sociólogos e filósofos da escola de Frankfurt Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento”, escrito em 1942 e publicado em 1947.

Continue lendo…

Seu surgimento se deu a partir da ascensão do Nazismo alemão, que tinha uma propaganda nazista feita como uma indústria.

Adorno definia essa cultura como se fosse um “guia de perplexos”, onde as pessoas não se localizavam tão bem no mundo, então acabavam buscando um tipo de guia (como se fosse uma bússola social) dentro da indústria cultural.

A indústria cultural possui o objetivo de buscar por maneiras de obter e aumentar o lucro.

“paralisam essas capacidades em virtude de sua própria constituição objetiva. São feitos de tal forma que sua apreensão adequada exige, é verdade, presteza, dom de observação, conhecimentos específicos, mas também de tal sorte que proíbem a atividade intelectual do espectador, se ele não quiser perder os fatos que desfilam velozmente diante de seus olhos”. (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 104).

Compartilhe:

Mapa Mental sobre Indústria Cultural e suas Manifestações na Sociedade Brasileira

Transcrição do Mapa Mental sobre INDÚSTRIA CULTURAL & CULTURA DE MASSA

Conceitos desenvolvidos no século XX por teóricos da escola Frankfurt -> Theodor Adorno e Max Horkheimer
Se refere a produção e distribuição em massa de bens culturais.
Tratava a cultura como mercadoria, buscava um público amplo para obter lucro
Resultou na cultura de massa

Continue lendo…

Privilegia o consumo passivo e reduz o engajamento e participação.
Caracterizada pela padronização, uniformidade e simplificação dos produtos culturais para atender os gostos dos compradores
Foi criticada por perder autenticidade e originalidade dos produtos culturais

Elementos chave da Cultura de massa no Brasil:
Novelas: Amplamente produzidas, transmitida em horário nobre, influencia a sociedade brasileira Um dos maiores ex de cultura de massa
Música Popular: indústria fonográfica, promove gêneros diversos, voltada para o consumo generalizado.
Carnaval: tradicionalmente uma festa popular evoluiu à um evento onde atrai multidões.
Programas de Auditório: apresenta entretenimento com a participação animada da plateia
Futebol: paixão nacional, enraizado na cultura de massa, identidade nacional
Publicidade: papel crucial; molda padrão estético; promovem coisas por meio de comerciais; impacta o consumismo

Compartilhe:

Compartilhe:
Equipe Mental Maps Brasil

Mapas Mentais Recentes

Lei de Lavoisier Mapas Mentais – Química

Mapa Mental sobre Lei de Lavoisier: Conservação das Massas Transcrição do Mapa Mental sobre Lei…

10 horas ago

LDB Mapas Mentais – Legislação

Mapa Mental sobre Princípios do Ensino: Art. 3º da LDB Transcrição do Mapa Mental sobre…

11 horas ago

Independência das Treze Colônias Mapas Mentais – História

Mapa Mental sobre Independência das 13 Colônias: Da Revolução à República Transcrição do Mapa Mental…

11 horas ago

História do Brasil Mapas Mentais

Mapa Mental sobre República Velha: Da Proclamação à Revolução de 1930 Transcrição do Mapa Mental…

12 horas ago

Primeira Guerra Mundial Mapas Mentais – História

Mapa Mental sobre Primeira Guerra Mundial: Causas e Consequências (1914-1918) Transcrição do Mapa Mental sobre…

12 horas ago

Guerra Civil Americana Mapas Mentais – História

Mapa Mental sobre Guerra Civil Americana: Conflito Norte x Sul (1861-1865) Transcrição do Mapa Mental…

12 horas ago