Transcrição do Mapa Mental sobre Autismo
O Autismo não tem cura, porém tem uma grande tendência de melhora com o tratamento e intervenção precoce. A fisioterapia ajuda na parte sensorial e motora da criança com o Espectro Autista.
Os níveis de gravidade do Autismo são caracterizados por padrões como, por exemplo, a Síndrome de Asperger e as formas mais leves. O transtorno Invasivo do Desenvolvimento é considerado a fase intermediária e os mais graves, o Transtorno Autista são aqueles que apresentam os sintomas mais graves, e o Transtorno Desintegrativo da infância é mais grave e raro.
Os sinais mais comuns que crianças com o Espectro Autista apresentam são a falta de contato visual, isolamento e não se socializar com outras crianças; ser muito preso a rotinas; se não mudar, a criança se sentirá insegura; com o desenvolvimento da fala, formar sentenças; hipersensibilidade, movimentos repetitivos, hiperfoco em certas coisas que lhe interessam e dentro de outras.
O Transtorno do Espectro Autista, conhecido mundialmente como Autismo, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.
A gravidade do Autismo baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamentos repetitivos, tendo três graus:
(1 – exige apoio; 2 – exige apoio substancial; 3 – exige muito apoio substancial).
É comprovado cientificamente que o TEA é mais comum em crianças do sexo masculino. E no Brasil existem um milhão de pessoas diagnosticadas, onde as pessoas do sexo masculino são afetadas 4 vezes mais do que as do sexo feminino.
O Transtorno do Espectro Autista é poligênico e multifatorial, podendo envolver fatores genéticos, epigenéticos e ambientais.
Para o tratamento do TEA, é indicado o uso de Terapia Fonoaudiológica, Ludoterapia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. O tratamento multidisciplinar é recomendado, pois cada criança terá uma necessidade específica. As intervenções são importantes para melhorar os aspectos de interação social, desenvolvimento motor e cognitivo, e reduzir os desafios associados ao transtorno.
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