Transcrição do Mapa Mental sobre Simple Present
Afirmativa:
todos os verbos são no infinitivo para: I,you,we,they caso: he,she,it que passa a receber o sufixo S no final.
Para: he,she,it,os verbos terminados em o,s,sh,x,ch,z recebem o sufixo ES no final dos verbos
Para verbos terminados em y:
Se antes do y for uma consoante fica: he,she,it deverá substituir o y por ies
Se for uma vogal, recebe o sufixo s no final do verbo normalmente
Exemplo:
verbo: to love
I love
you love
he loves
she loves
it loves
we love
they love
Exemplo:
verbo: to wash
I wash
you wash
he washes
she washes
it washes
we wash
they wash
Exemplo:
verbo: to study
I study
you study
he studies
she studies
it studies
we study
they study
Exemplo:
verbo: to play
I play
you play
he plays
she plays
it plays
we play
they play
Simple Present
Interrogativa
• Precisa do auxiliar do e does sendo:
Do: I,you,we,they
Does: he,she,it → não acrescenta s/es/ies
estrutura:
Auxiliar + sujeito + verbo no infinitivo + frase
Exemplo:
Do you like coffee?
Does he play?
Negativa
• Precisa do auxiliar negativo: don’t e doesn’t sendo:
Don’t: I,you,we,they
Doesn’t: he,she,it → não acrescenta s/es/ies
estrutura:
Sujeito + auxiliar negativo + verbo no infinitivo + frase
Exemplo:
they don’t like coffee
he doesn’t like coffee
Transcrição do Mapa Mental sobre Regras do Simple Present
no infinitivo
é usado exatamente desta forma nas frases
to have
to like
to go
terceira pessoa do singular
acrescentam os -s no verbo ou no auxiliar
he plays
she studies
it rings
perguntas
feitas com a ajuda do auxiliar DO, que vai no começo da frase
Do you work from nine to five?
3ª pessoa – DO → DOES
Does he play soccer?
negação
usamos do/does e a partícula de negação not
don’t | doesn’t
you don’t listen to good music. | She doesn’t study a lot.
Simple Present ou Present Continuous?
Apesar de terem suas características estruturais bem definidas, estes dois tempos verbais confundem os estudantes, já que ambos tratam do presente.
O Present Continuous é o presente das coisas imediatas, acontecendo agora, ou novos hábitos e fatos que [ainda] não são um padrão.
Mr. Johnson teaches our class, but Ms. Jane is teaching us today because he’s sick.
• Mr. Johnson é o “detentor do hábito” de dar aulas para uma turma, mas Ms. Jane quebrou este hábito e está lecionando hoje porque ele está doente.
I’m reading an interesting book, but it’s almost 1000-pages long.
• um livro de 1000 páginas é algo que leva tempo para ler, assim como qualquer livro, e este levar tempo pode ser confundido com um hábito, mas a leitura de algum livro é algo temporário, a não ser que…
Quando usamos?
para falar de rotina e hábitos
para fatos ou coisas que sempre acontecem (a água evapora a 100 graus, um carro tem quatro rodas)
sempre que for usar state verbs são os verbos que não representam ações [seem, look + adj, think, like, love, have]
Simple Present
é o tempo verbal usado para falarmos das coisas que se relacionam com as noções de hábito, constância e frequência.
O verb to be no Simple Present
to be = ser/estar
I am
You are
He/She/It is
We are
You are
They are
negações com o verb to be
I am not
You are not | aren’t
He/She/It is not | isn’t
We are not | aren’t
You are not | aren’t
They are not | aren’t
Mapa Mental sobre Lei de Lavoisier: Conservação das Massas Transcrição do Mapa Mental sobre Lei…
Mapa Mental sobre Princípios do Ensino: Art. 3º da LDB Transcrição do Mapa Mental sobre…
Mapa Mental sobre Independência das 13 Colônias: Da Revolução à República Transcrição do Mapa Mental…
Mapa Mental sobre República Velha: Da Proclamação à Revolução de 1930 Transcrição do Mapa Mental…
Mapa Mental sobre Primeira Guerra Mundial: Causas e Consequências (1914-1918) Transcrição do Mapa Mental sobre…
Mapa Mental sobre Guerra Civil Americana: Conflito Norte x Sul (1861-1865) Transcrição do Mapa Mental…