Transcrição do Mapa Mental sobre Lamarckismo e Neolamarckismo
Quem foi
Lamarckismo é uma teoria desenvolvida pelo biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck no começo do século XIX. Esta teoria tem como objetivo principal explicar a evolução das espécies. Lamarck publicou sua teoria no ano de 1809, no livro “Filosofia Zoológica”, sendo que ela foi de grande importância para as ciências biológicas, pois serviu de base para o trabalho de Charles Darwin.
Lei do uso e desuso
Girafa
O exemplo do pescoço da girafa é um dos mais ilustrativos da teoria de Lamarck. Antigamente, as girafas tinham o pescoço curto. Com a escassez de alimentação em determinados períodos, foi necessária uma mudança de comportamento por parte destes animais para garantir a sobrevivência. Para poder alcançar o topo das árvores e comer as folhas, as girafas esticaram o pescoço. A cada geração de girafas, elas nasciam com o pescoço um pouco maior.
Neolamarckismo
Teoria baseada no Lamarckismo que se desenvolveu do final do século XIX ao início do século XX, segundo a qual as diferenças entre os organismos se devem à herança dos caracteres adquiridos, não só pela influência do uso e do não uso dos órgãos, mas ainda pelas condições físico-químicas do ambiente.
Transcrição do Mapa Mental sobre Lamarckismo
Lamarckismo são as ideias sobre a evolução dos seres vivos desenvolvidas por Jean-Baptiste Lamarck. Essas ideias foram fundamentais para o conhecimento da evolução, porém não são mais aceitas. Lamarck baseou sua teoria em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.
Uso e Desuso
A lei do uso e desuso é resultado da observação de que certos órgãos podem se desenvolver se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo é o pescoço das girafas, que teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo a musculatura, levando ao seu aumento.
Transmissão dos Caracteres Adquiridos
Essa lei complementa a primeira. Lamarck acreditava que as características adquiridas eram transmitidas de geração em geração, tornando as espécies mais adaptadas ao ambiente.
Por exemplo, as girafas que aumentavam o pescoço com a necessidade de buscar folhas cada vez mais altas nas árvores, passavam essas características para os descendentes. Assim, ao longo de sucessivas gerações, as girafas “pescoçudas” se tornavam mais adaptadas ao ambiente.
Importância
Lamarck foi muito importante para as teorias evolucionistas, vez que na época dominavam ideias fixistas ou criacionistas.
Com o interesse pelas ciências naturais, a observação dos fenômenos levou os naturalistas a questionar a imutabilidade das espécies. Lamarck acertou ao analisar a importância das espécies se adaptarem ao meio e acreditar que os fósseis eram um registro da evolução dos seres.
No entanto, suas ideias falharam ao afirmar que as características adquiridas em vida eram ser transmitidas aos descendentes. Hoje graças aos estudos genéticos sabe-se que isso não ocorre. Essas características (fenótipos) são provocadas por fatores ambientais e não podem ser transmitidas geneticamente.
Lamarckismo e Darwinismo
Enquanto o Lamarckismo refere-se às ideias de Lamarck, o Darwinismo corresponde ao conjunto de estudos e teorias desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin.
Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos.
Mapa Mental sobre Cisticercose e Teníase: Ciclo de Vida e Prevenção Transcrição do Mapa Mental…
Mapa Mental sobre Células: Procariontes e Eucariontes Transcrição do Mapa Mental sobre Células Teoria Celular…
Mapa Mental sobre Teorias Demográficas com Análise de Malthus, Neomalthusiana e Reformista Transcrição do Mapa…
Mapa Mental sobre Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo Transcrição do Mapa Mental sobre…
Mapa Mental sobre Furto e Artigo 155 do Código Penal Transcrição do Mapa Mental sobre…
Mapa Mental sobre a Estrutura Interna da Terra e Agentes Endógenos Transcrição do Mapa Mental…