Transcrição do Mapa Mental sobre Libras
Movimento (M)
Pode envolver uma vasta rede de formas e direções. Logo, pode utilizar os dedos, punhos, antebraços e braços. O movimento deve estar em harmonia com a CM.
Configuração de mão (CM)
A CM é a forma em que a mão do sinalizante se encontra na hora de reproduzir um sinal.
Ponto de articulação (PA)
Segundo Pereira, PA é o lugar no corpo ou no espaço em que o sinal é articulado, podendo a mão tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
PA principais, segundo Quadros (2011)
Expressões não manuais (ENM)
Constituem em todos os movimentos da face, olhos, tronco e cabeça ao sinalizar. Na língua de sinais, a ENM tem função gramatical, elas completam as informações que querem ser passadas.
Orientação das mãos (OR)
É a direção em que a palma da mão está ao realizar um sinal, podendo ser a palma da mão para cima, baixo, para o corpo, para frente, direita e esquerda.
Transcrição do Mapa Mental sobre a Língua Brasileira de Sinais
Tratamento Histórico:
Integração: a comunidade se reorganiza para valorizar as mudanças a fim de tornar “normais” as deficiências.
Inclusão: “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades”, dar suporte às diferenças físicas, sociais, instrumentais e buscar a inclusão social.
Principais Educadores:
Girolamo Cardamo: médico que afirmava que os surdos podiam ser postos a olhar, ler, falar e escrever.
Pedro Ponce de León: desenvolveu um alfabeto manual que permitia aos surdos soletrar palavras.
Congresso de Milão (1880):
Reuniu educadores de surdos para discutir métodos de ensino. Composto por oralistas, decidiu pela exclusão dos surdos do problema educacional, dificultando o uso de sinais. Resultado: métodos oralistas foram mais valorizados.
Modelos Educacionais:
Oralismo: combate o uso de sinais e defende a leitura labial e a educação dos surdos com métodos que imitam a educação tradicional.
Comunicação Total: consiste no uso simultâneo da língua falada e de sinais.
Bilinguismo: reconhece a independência da língua de sinais frente à falada.
INES (1857):
Primeira fundação federal de ensino para surdos, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) foi criado no Brasil.
Objetivos:
Produção de materiais para a construção de políticas educacionais inclusivas e pedagógicas de fonoaudiólogos.
Competência em ensino básico ao superior.
Inclusão dos surdos no mercado de trabalho.
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